Itália – A Assembleia Geral “Don Bosco Network 2023” em Valdocco

20 junho 2023

(ANS – Turim) – De 12 a 15 de junho, 20 representantes das organizações membros do “Don Bosco Network” reuniram-se em Valdocco para celebrar a Assembleia Geral anual da instituição e a reunião do Grupo de Trabalho sobre a Cooperação ao Desenvolvimento, a fim de monitorar os progressos da rede e aumentar a coordenação nas iniciativas que a rede está a desenvolver.

Terça-feira, 13 de junho, a Assembleia Geral presidida por Peter Annegarn aprovou os Relatórios sobre as atividades financeiras, teceu arrazoados acerca da verificação feita sobre os instrumentos de comunicação, e analisou os progressos do Plano Estratégico 2023-2026, concluindo por afirmar que a rede está avançando com sucesso ao longo dos percursos traçados. Stefano di Maria, da ONG “Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento” (VIS), foi eleito novo Tesoureiro para substituir Alessandro Bréscia, que prestou tal serviço por mais de 10 anos.

O P. Alfred Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões, se dirigiu à Assembleia Geral sublinhando a contribuição dos membros do DBN à Congregação Salesiana e a necessidade de continuar a promover a identidade salesiana e a animação missionária entre os seus membros, ajudando as Inspetorias Salesianas a administrar do melhor modo possível os seus recursos. Além disso, a “Fundação Dom Bosco”, de Malta, a “Fundação Dom Bosco”, de Paris, e la Procuradoria Missionária “Dom Bosco”, na Áustria, entraram a fazer parte da rede como membros observadores.

Sucessivamente, as organizações membros puderam compartilhar os progressos alcançados e os principais programas realizados durante o ano precedente, além de verificar e aprovar os serviços da rede para os seus membros. Foi igualmente preparado um momento de partilha fraterna com os Inspetores recentemente nomeados e presentes ao seu curso de formação e orientação, os quais na maior parte dos casos têm programas e projetos em curso com as organizações membros do DBN.

Quarta-feira, 14, os participantes puderam analisar os progressos do Mecanismo de Resposta às Emergências, que está reagindo eficazmente aos esforços de socorro humanitário de muitas instituições salesianas em diversos Países, como a Ucraína, a Síria, a Etiópia, a República Democrática do Congo, etc. Foram estudados e validados novos instrumentos, e se reviu a Coordenação entre o coordenador das Procuradorias Missionárias, P. George Menamparampil, e o Coordenador das organizações do DBN, sublinhando a eficiência do trabalho conduzido conjuntamente.

Por fim, houve tempo para refletir sobre as iniciativas de reforço das competências dos Escritórios Inspetoriais para o Planejamento e o Desenvolvimento (PDO) que muitos membros da Rede estão levando avante, e para achar uma abordagem coordenada em apoio destas instituições cruciais em muitas Inspetorias do mundo, concentrando-se em particular no apoio à 'projetação' e implementação do Plano Orgânico Inspetorial (POI) e do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial (PEPSI) das respectivas Inspetorias e Visitadorias, mantendo sempre a atenção voltada às crianças e à juventude mais vulnerável.

ANS - “Agência iNfo Salesiana” - é um periódico plurissemanal telemático, órgão de comunicação da Congregação Salesiana, inscrito no Registro da Imprensa do Tribunal de Roma, n. 153/2007.