Bélgica – Assembleia Geral ‘Don Bosco Youth-Net’

05 novembro 2020

(ANS - Lovaina) – No sábado, 24 de outubro de 2020, foi realizada a Assembleia Geral da “Don Bosco Youth-Net”, da qual participaram quase todas as organizações membros. O encontro, inicialmente previsto para ser realizado em Bruxelas, Bélgica, foi realizado remotamente para cumprir as regras de distanciamento social em vigor na Europa e no Mundo.

Pela segunda vez em 2020, 18 organizações juvenis salesianas europeias e realidades juvenis que trabalham de acordo com o estilo salesiano se encontraram para se relacionar, trocar boas práticas e ideias, especialmente sobre atividades online e atividades que possam ser facilitadoras durante esta fase de distanciamento social, discutir ideias para a celebração do 20º aniversário do DBYN e eleger o novo Conselho e o novo Presidente para o próximo mandato, 2020-2023.

A reunião foi presidida por Fonny, presidente em saída da DBYN, e contou com a participação de membros da equipe da Don Bosco Youth Net: Aubérie, Secretário Geral, e Liesbet, Coordenadora dos projetos. Participaram como convidados: Renato Cursi da “Don Bosco International” e Macson Almeida da “Don Bosco Green Alliance”.

O encontro do “General Executive Body” da DBYN começou com uma visão geral das situações locais de cada organização membro. Em seguida, foram abordados o relatório de atividades de 2020 e as propostas para as atividades de 2021 (que incluíram as atividades de 2020 que precisaram ser adiadas, como as comemorações dos 20 anos da rede juvenil Don Bosco Youth-Net), assim como as primeiras propostas de atividades para 2022.

Foram analisados ​​e aprovados os documentos referentes ao relatório econômico de 2020 e ao Estado da Federação.

Posteriormente foi discutido o futuro da rede juvenil, por meio da atualização do “Plano Diretor 2018-2020” e as primeiras propostas do “Plano Diretor 2021-2023”.

Um momento importante da assembleia foi a eleição do novo Presidente, Niklas Gregull, da Alemanha, e do novo “Administrative Body” (o conselho administrativo da Don Bosco Youth-Net), formado por: "Jeugddienst Don Bosco vzw" (Bélgica), "Deutsche Provinz der Salesianer Don Boscos ”(Alemanha),“ Salesians of Don Bosco ”(Reino Unido) e “Salesians of Don Bosco Youth Ministry Office” (Ucrânia).

Também foi aprovada a adesão de um novo membro, o "Don Bosko Centar Podgorica" ​​(Montenegro), parceiro há três anos.

O conselho e os membros da diretoria se comprometeram a fornecer espaços para intercâmbios informais, bem como oportunidades para que cada representante possa conhecer os outros representantes e organizações em torno desta grande mesa online.

A data para o próximo encontro presencial está marcada para a Assembleia Geral "Don Bosco Youth-Net", em Bruxelas, de 18 a 21 de março de 2021.

Saiba mais sobre a Don Bosco Youth-Net: www.donboscoyouth.net/