Itália – Ex-Alunos anunciam oficialmente a Assembleia Geral Extraordinária Mundial

06 julho 2023

(ANS – Turim) – Após a aprovação do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, a Presidência da ‘Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco’ (EXA-DB) anunciou oficialmente a Assembleia Geral Extraordinária Mundial, a ser feita de 3 a 6 de outubro de 2024, em Valdocco, Turim. O tema dessa Assembleia será: "Caminhar juntos - Mudar para continuar", destacando os valores e princípios fundamentais que guiaram Dom Bosco no estabelecimento do carisma e missão salesiana com os jovens.

Devido às circunstâncias imprevistas da pandemia de Covid-19, a Confederação Mundial dos Ex-alunos não pôde celebrar, em 2020, a importante data do seu 150º Aniversário, nem realizar, em 2021, sua Assembleia Geral Mundial regular. Em seu plano estratégico, a Presidência sentiu, assim, a necessidade de convocar uma Assembleia Geral Mundial ‘extraordinária’, na qual os Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco de todo o mundo possam "se reunir para refletir sobre o passado, discernir o presente, planejar o futuro".

Foi durante o encontro regional no Vietnã que a Presidência da Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco decidiu por unanimidade convocar uma Assembleia Geral Extraordinária Mundial. Ela representa uma resposta direta ao plano estratégico 2021-2027, que traça a visão de futuro dos Ex-Alunos de Dom Bosco. Os Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco terão, pois, a oportunidade única de contribuir com suas ideias e percepções, para traçar o caminho futuro e garantir a continuidade da Organização.

“As circunstâncias infelizes relacionadas com a pandemia de Covid-19 impediram que nos reuníssemos para comemorar os nossos 150 anos de sucessos. Esta Assembleia Mundial representa uma ocasião especial para honrar o nosso rico patrimônio, prestar homenagem ao passado e lançar as bases para um futuro ainda mais brilhante. Além de marcar a oportunidade perdida do nosso 150º aniversário, este ano a Família Salesiana comemorará o 200º aniversário do «Sonho dos Nove Anos», de Joãozinho Bosco – visão que deu origem ao seu projeto de vida”, explicam os EXA-DB.