Itália – Os lugares que falam e a fama da santidade e dos sinais: duas bússolas fundamentais para a promoção das Causas dos Santos

07 setembro 2023

(ANS – Turim) – Visando oferecer um itinerário orientado e completo para promover as Causas de Beatificação e Canonização, nas atividades da tarde de quinta-feira, 7 de setembro de 2023, o seminário organizado em Turim pela Postulação Geral para a Família Salesiana (FS) focou em mais dois elementos essenciais: a visita atenta e orante àqueles espaços concretos onde a santidade tomou forma, e a fama de santidade e os sinais exigidos pela Igreja para a abertura de qualquer Processo.

No início da tarde, os participantes do seminário saíram como peregrinos para acompanhar os santos e, aproveitando das infinitas possibilidades que os Lugares de Valdocco têm de “falar” aos homens e mulheres de hoje, puderam descobrir, ou redescobrir, diversas dimensões da ‘santidade salesiana’.

Na Capela das Relíquias, eles viram em primeira mão os restos mortais daqueles que viveram o Evangelho ‘sine glossa’ e analisaram os pátios da Casa-Mãe Salesiana como lugares de santificação diária; na Igreja de São Francisco de Sales exploraram a riqueza espiritual que marcou o ‘primeiro’ Oratório de Dom Bosco; na Capela das FMA sentiram o perfume que o toque feminino acrescentou ao carisma salesiano; na Capela da Basílica de Maria Auxiliadora remontaram à raiz batismal de toda santidade, comemorando o fogo missionário da FS diante do púlpito da basílica, de onde Dom Bosco abençoou a Primeira Expedição Missionária. Ao olhar para a imagem do Sagrado Coração, compreenderam como Jesus e a Auxiliadora continuam a convidar, ainda hoje, a cumprir grandes obras. Por fim, na oração conclusiva diante dos restos mortais de Dom Bosco, celebraram a grandeza de Deus que concedeu tantas graças por meio do humilde menino dos Becchi.

A palestra da Ir. Caggiano FMA – também animadora principal dos momentos de oração e das liturgias – focalizou, na discussão, os elementos da fama de santidade e dos sinais. “A fama, quando autêntica, é um como ímã: atrai por si só, orienta para a santidade, faz ressurgir, no coração humano, os vestígios empoeirados da sua semelhança com Deus e da sua tendência a Ele”, observou.

Ela também lembrou que ‘a busca da santidade dos outros’ não pode existir sem um caminho pessoal de busca da santidade: caso contrário, sem o sopro do Espírito, o postulador (ou vice) se tornaria um especialista em questões “jurídicas”, em vez de ser um “pneumatóforo” (portador do Espírito Santo).

Mais adiante, deu exemplos de casos evidentes na FS: a fama de santidade de Felice Canelli, sacerdote diocesano e Cooperador Salesiano, atestada por numerosos documentos de naturezas diversas; a de Rosetta Marchese, VII Geral do Instituto das FMA, cuja reputação de santidade encontrou novo vigor na confirmação da sua profunda união espiritual com Jesus Eucaristia; e a do P. Silvio Galli SDB, cujo pedido de início da Causa veio de todo um Povo de Deus, que reportou mais de 10 mil graças, orações, favores e pedidos.

A religiosa salesiana destacou, por fim, os desafios atuais na busca de uma fama de santidade, que se encontra, antes de tudo, no olhar horizontal e desprovido de transcendência que caracteriza muitas sociedades modernas. Longe de cair no pessimismo vazio, a Ir. Caggiano exortou-nos a responder a este clima cultural com renovada atenção às graças que Deus continua a operar na indiferença de muitos, e renovou o convite a valer-se da genuinidade da própria espiritualidade, para saber transmitir aos homens e às mulheres de hoje aquela “nostalgia de Deus” que ainda é capaz de conquistar as almas.

Uma tarde tão cheia de estímulos exigiu dois momentos de elaboração de conteúdos: primeiro em pequenos grupos e depois em partilha plenária.

A visita noturna ao Museu Casa Dom Bosco concluiu o arco deste segundo dia na “Roda dos Santos”.

InfoANS

ANS - “Agência iNfo Salesiana” - é um periódico plurissemanal telemático, órgão de comunicação da Congregação Salesiana, inscrito no Registro da Imprensa do Tribunal de Roma, n. 153/2007. 

Este sítio utiliza ‘cookies’ também de terceiros, para melhorar a experiência do usuário e para fins estatísticos. Escorrendo esta página ou clicando em qualquer de seus elementos, aceita o uso dos ‘cookies’. Para saber mais ou negar o consentimento, clique na tecla "Mais informações".